Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Deusa! A Tempestade dos X-Men



Para este post escolhi uma super-heroína dos quadrinhos do Universo Marvel Comics: Storm/Tempestade dos X-Men! Confesso que ela não seria minha primeira opção porque tenho uma identificação fortíssima com Scarlet Witch/ Feiticeira Escarlate - tema para uma próxima postagem. Contudo, é necessário destacar Tempestade a medida que nossas irmãs negras ainda são menos representadas na indústria do entretenimento.

Talvez possam me dizer melhor, mas é comum a imagem da mulher negra estar relacionada à opressão ou à sexualidade, seja do passado ou do presente. Pouco vemos personagens fortes, donas de si e de seus destinos e, meu bem, elas podem mais que ninguém! Como podemos reivindicar a valorização da representação da mulher na indústria do entretenimento, se por vezes esquecemos que nossas irmãs negras, além do machismo, também lutam contra o racismo estrutural. Será? Isso deve ser tema de reflexões futuras com certeza!



Tempestade, em especial, é uma das poucas personagens negras da Marvel e tenho a impressão que é a única desta etnia que pertencente ao gênero feminino (me corrijam!). A personagem foi criada por Len Wein e Dave Cockrun e apareceu pela primeira vez em maio de 1975 na revista Giant Size X-Men #1 e desde então é uma das personagens que mais fez parte de super-equipes no Universo Marvel, a começar pela equipe de mutantes X-Men e os Vingadores.

Ororo Monroe, alter-ego de Tempestade, é descendente de uma linha antiga de sacerdotisas africanas de cabelos brancos e olhos azuis. Estas mulheres ainda tinha habilidades mágicas. A mãe de Ororo era uma princesa do Quênia que se casou com o jornalista americano David Munroe, mas eles morreram em um ataque aéreo no Egito. Ororo sobreviveu, mas, por ter ficado presa nos escombros, ficou claustrofóbica, sendo este um de seus poucos pontos fracos. 

Órfã, Tempestade foi treinada para roubar nas ruas da cidade do Cairo, chegando até a tentar roubar professor Charles Xavier, seu futuro mentor. 

Antes de ser uma x-men (x-woman?), Ororo ainda conheceu T'Challa/Pantera Negra com quem teve um breve romance. Contudo não seria a última vez que eles se encontrariam. 



Tempestade é uma mutante extremamente poderosa e chegou a ser considerada uma possível mutante nível Ômega (o grau mais alto na escala de poder mutante), assim como Jean Grey/ Garota Marvel/ Fênix Negra. Ela possui a habilidade de controlar todas as formas de clima, sendo capaz de controlar ambos os ecossistemas terrestres e extraterrestres em várias ocasiões. A mutante pode controlar a temperatura do ambiente, todas as formas de precipitação e umidade (a nível molecular), gerar raios eletromagnéticos e outros fenômenos atmosféricos, além de administrar a pressão atmosférica. 

Não obstante, Ororo pode estimular todas as formas de tempestades meteorológicas, como furacões, tempestades, nevascas, e é capaz de convocar um furacão, bem como a névoa. Ela também pode dissipar o clima.Tempestade ainda possui resistência telepática e pode suportar altas e baixas temperaturas. Ela também tem um potencial mágico, que deriva de seus ancestrais africanos.

Ororo nasceu para ser rainha! Além de pertencer à uma linhagem real africana, Tempestade também se casou com o rei T'Challa de Wakanda, o Pantera Negra. Mas a união não durou muito e Tempestade voltou a lutar ao lado da sua família mutante. De fato, é uma guerreira!



Tempestade já foi muito representada em vídeo games e animações dos X-Men. Além disso, a personagem já foi interpretada no cinema quatro vezes pela atriz Halle Berry (que também já interpretou uma versão da Catwoman), e terá outra aparição, dessa vez por Alexandra Shipp em X-Men Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário